quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ESCOLA FÉ E POLÍTICA MANINHA XUCURU-KARIRI REALIZA QUARTO MÓDULO DE FORMAÇÃO



Alagbar Alagbara !(Vem, Espírito Santo, Vem Espírito Todo Poderoso. Vem, vem, vem, vem força de Deus.)!

Com o espírito voltado ao dia da Consciência Negra que se aproximava, a Escola Fé e Política Maninha Xucurú - Kariri realizou mais uma etapa de sua formação. Agora com a temática Direitos Humanos.
Para contribuir conosco na discussão tivemos a contribuição da Professora Júlia Sara Acioly da Universidade Estadual de Alagoas. Ela que de forma muito pertinente abordou a temática a partir da origem e natureza dos direitos Humanos “Na sua origem, a palavra direito significa exatamente aquilo que é reto, correto ou justo. Daí a idéia de que um homem honesto é um homem “direito”. Por outro lado, o termo “direito” se opõe ao que é torto, avesso ou injusto. De onde que, diante de uma injustiça, sempre podemos dizer: isso não está direito!”.
Este módulo foi salutar, cujo momento nos proporcionou profundas reflexões no que diz respeito ao que temos mais humano em nós, pois diferente disto é o estado de barbárie, o qual infelizmente por diversas vezes presenciamos a violação dos Direitos Humanos como arma de guerra contra a nós mesmos.
Tivemos ainda a presença do Parlamentar Estadual e presidente da Comissão dos Direitos Humanos na Assembléia Legislativa de Alagoas Judson Cabral, o mesmo adentrou-se também na temática enfatizando que não há justificativa alguma, para a exclusão ou para a discriminação, nas palavras do parlamentar: é preciso resguardar os valores mais preciosos da pessoa humana, ou seja, direitos que visam resguardar a solidariedade, a igualdade, a fraternidade, a liberdade, a dignidade da pessoa humana”.